ficha técnica
-
Título Bases do trabalho vocal: sua aplicação na prática de docência
-
Formador Eduardo Silva e Tiago Porteiro
-
Número de Vagas 20
-
Duração
6 horas
-
Data
27 de janeiro
09h30 - 12h30
14h30 - 16h30
-
Local
Gualtar
-
Esgotado
|
|
APRESENTAÇÃO
Conhecimentos gerais sobre o funcionamento da emissão vocal: visão holística do sistema vocal; anatomia e funcionamento do aparelho fonatório; dicção, articulação e elocução. Estes conhecimentos serão essencialmente abordados por via de uma experimentação prática. Durante a formação haverá espaço para cada um expor e tomar consciência dos seus hábitos e dificuldades de emissão vocal. Faremos ainda referência aos cuidados a ter com a voz, nomeadamente, em situação de prestação vocal durante a prática da docência. No final da formação os participantes deverão adquirir conhecimentos de base que lhes permita desenvolver o seu próprio trabalho de aperfeiçoamento e transformação, tendo em conta o seu domínio de atuação, o contexto de ensino-aprendizagem.
|
NOTAS BIOGRÁFICAS
-

José Eduardo Silva
Actor, encenador e Investigador Sénior do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (Portugal) do qual é também director-adjunto. Bacharelato em Teatro-Interpretação (2004) e Licenciatura em Estudos Teatrais (2006) na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto. Doutoramento em Psicologia (2013) seguido de quatro anos de pós-doutoramento (bolseiro FCT) em Teatro Comunitário (2015-2019) na FPCE da Universidade do Porto. O seu trabalho de investigação intercepta domínios das artes performativas, participação política e do desenvolvimento humano. Tem sido disseminado em filmes, discos, revistas especializadas e livros, de que são exemplo: ""Entre o Teatro e a Psicologia"" e ""(Des)Individuação: (Des) Concerto para Bernard Stiegler"" (2016); e ""O Outro de Nós: o processo e o espectáculo"" (no prelo).
-

Tiago Mora Porteiro
Doutorado (2006) e Mestre (1996) em Estudos Teatrais - Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris III.
Docente desde 2014 na Universidade do Minho – Teatro e entre 1996 e 2013 no Dep. de Artes Cénicas da Universidade de Évora.
O percurso artístico (ator e encenador) no domínio das Artes Performativas (30 anos) desenha-se num espaço de interceção pois alia criação uma vertente académica, de investigação e pedagogia. Neste domínio de atuação que se articula com a prática artística, as áreas de eleição são: a prática e o acompanhamento de processos experimentais de criação; os cruzamentos disciplinares entre artes; o movimento cénico, a improvisação e a voz; domínio da formação em artes cénicas; Investigador do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM/NIEP). Nos últimos 5 anos desenvolve, de forma mais específica, projetos no domínio do Teatro Participativo (direção e atuação), em regime de co-criação com Manuela Ferreira.
Enquanto ator, salienta-se, entre outros, o trabalho com G. Barberio Corsetti, Madalena Vitorino, Marc Zammit, José Medeiros, Lúcia Sigalho, Ana Tamen; e enquanto encenador criou cerca de 15 espetáculos, os últimos dos quais em pareceria com Manuela Ferreira."
|