Apresentação
O curso “Investigar as Nossas Práticas de Ensino: Uma Estratégia de Inovação Sustentada” (18 de julho, 14.00h-17.00h) tem como finalidade promover a reflexão sobre formas de articulação entre investigação, ensino e desenvolvimento profissional docente, na linha do que tem vindo a ser designado por scholarship of teaching and learning (SoTL).
A indagação crítica das práticas de ensino pelos professores pode constituir uma estratégia de sustentação da inovação pedagógica, favorecendo a compreensão e a transformação de processos de ensino e aprendizagem, assim como a valorização e a disseminação de experiências e estudos pedagógicos que contribuam para o desenvolvimento da profissão.
Serão apresentados exemplos práticos relativos a iniciativas desenvolvidas na Universidade do Minho. Criar-se-á, ainda, um espaço de geração de ideias para experiências/ projetos de inovação pedagógica em função dos interesses dos participantes, equacionando-se possíveis estratégias de investigação das práticas.
A entrada é livre, mediante inscrição online (30 vagas).