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 Mapeamento Aprendizagem Ativa 2024

A crescente recomendação para implementação de práticas de aprendizagem ativa no ensino superior está na base do Estudo de Mapeamento de Abordagens de Aprendizagem Ativa utilizadas pelos/as docentes dos cursos de licenciatura e mestrado integrado da UMinho, durante o ano letivo 2022/2023. O projeto teve como objetivo identificar abordagens de ensino-aprendizagem, recolhendo perceções dos/as docentes sobre os fatores que influenciam a adoção destas práticas. 

Este estudo por questionário envolveu 266 professores/as de um total de 1615 e revelou que 59,8% dos/as inquiridos/as participaram em formação de aprendizagem ativa nos últimos 5 anos. Os resultados do estudo permitem concluir que a maioria das/os docentes da Universidade do Minho utiliza com frequência, pelo menos, uma prática de aprendizagem ativa nas suas aulas. Abordagens específicas, como por exemplo PBL ou TBL, foram utilizadas sempre por 16,2% das/os inquiridas/os. As tecnologias de apoio à aprendizagem ativa foram utilizadas por 40% das/os inquiridas/os, com predominância de utilização de vídeos. Os projetos em grupo foram uma prática comumente usada, enquanto que o recurso à prática simulada é raro. No que diz respeito à avaliação, prevaleceram os exames escritos, sendo o trabalho de projeto e as apresentações orais também referidos como utilizados com elevada frequência. 

Em relação aos fatores que inibem a adoção de aprendizagem ativa, os/as docentes identificaram a carga horária e a grande dimensão das turmas como os principais obstáculos. A falta de formação, a falta de espaços adequados e a resistência dos/as alunos/as também foram fatores mencionados pelas/os inquiridas/os como inibidores. Respondendo sobre outras questões que podem dificultar a implementação de aprendizagem ativa, o corpo docente destacou fatores individuais (carga de trabalho, falta de tempo), fatores organizacionais (falta de reconhecimento, falta de autonomia) e fatores contextuais (conservadorismo entre pares, comportamento dos estudantes). Os facilitadores da adoção da aprendizagem ativa incluíram um foco nas necessidades dos/as estudantes, feedback positivo dos/as estudantes, formação relevante fornecida pela universidade e oportunidades para partilhar experiências com colegas. A análise também identificou várias formas de se promover a implementação da aprendizagem ativa, como a atualização de espaços físicos, a gestão da carga de trabalho, a continuação de formação contínua, o aumento do reconhecimento da atividade docente na progressão na carreira e a colaboração entre departamentos. 

Descarregue o PDF aqui:

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2024_Relatório_Mapeamento_Aprendizagem_Ativa.pdf



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