ficha técnica
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Título Avaliação em contextos simulados
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Formador Manuel João Costa
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Número de Vagas
30
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Duração
3 horas
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Data
21 de junho das 14:30 às 17:30
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APRESENTAÇÃO
A simulação é uma ferramenta importante na formação e na avaliação, no ensino superior moderno. A simulação cria oportunidades de treino de gestos técnicos e de desenvolvimento de capacidades interpessoais, num ambiente propício à aprendizagem. Permite que os estudantes treinem alguns aspetos difíceis das suas futuras profissões, em cenários que permitem e que corrigem os erros. A simulação é particularmente interessante para trabalhar e para avaliar dimensões não cognitivas cuja expressão seja inferida de comportamentos observáveis. Entre estas, surgem as competências transversais, como por exemplo a comunicação com um cliente, paciente ou aluno. Tendo sido inventada na década de setenta do século passado e tendo sido rapidamente disseminada, a simulação em educação médica permitiu acumular conhecimentos sobre como usar a simulação para fins de treino e de avaliação de competências transversais. A Escola de Medicina recorre à simulação desde 2003 como componente curricular, como oferta extracurricular e, mais recentemente, como parte integrante da “Prova de competências transversais” que integra o processo de seleção de candidatos ao Concurso Especial para acesso ao curso por licenciados.
O objetivo desta formação prática é explorar a utilidade da simulação num contexto moderno de aprendizagem e avaliação de competências transversais. O curso foi projetado para professores com pouca ou nenhuma exposição à simulação como ferramenta de ensino, e interessados na avaliação de competências transversais.
No final desta sessão, os participantes serão capazes de: • compreender os princípios chave subjacentes à aplicação de simulação no ensino; • conceber modalidades de aplicação de simulação ao seu contexto; • compreender os aspetos chave a ter em conta no desenho de experiências de simulação; • estar esclarecidos relativamente aos requisitos e às boas práticas de provas de avaliação de competências usando simulação; • esboçar um plano de implementação de simulação no seu contexto.
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