Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
​​​

ficha técnica

  • Título Planear a avaliação em ambientes de aprendizagem ativa: explorar formas alternativas de avaliação
  • Formador Rui Lima, Diana Mesquita
  • Número de Vagas
    30
  • ​​​​D​uração
    3 horas
  • ​​Data
    12 de junho das 14:30 às 17:30​
  ​​APRESENTAÇÃO
Nesta ação de formação pretende-se discutir princípios de avaliação em contextos de aprendizagem ativa, o que sugere explorar métodos alternativos de avaliação e desenvolver propostas que permitam repensar a avaliação sob uma perspetiva alinhada com os princípios da aprendizagem ativa. Nesta sessão de formação, de natureza prática, interativa e colaborativa, pretende-se explorar os métodos alternativos de avaliação, de forma a que cada equipa de trabalho possa desenvolver e apresentar uma proposta de avaliação potencialmente implementável nos seus contextos de ensino e de aprendizagem. O curso será conduzido por dois formadores de áreas e formações diferentes, que apresentarão de forma integrada os conteúdos do curso e, adicionalmente, facilitarão a discussão, o desenvolvimento e o acompanhamento de diferentes soluções de avaliação no contexto do Ensino Superior.

NOTAS BIOGRÁFICAS

  • ​​​ Foto/Photo  ​
     Departamento de Produção e Sistemas, Escola de Engenharia, Universidade do Minho 
    Professor Associado da Escola de Engenharia, doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas. Leciona unidades curriculares de gestão da produção, gestão de projetos e lean manufacturing. Tem desenvolvido uma grande parte das suas atividades de investigação na área da Educação em Engenharia, centradas em Project-Based Learning (PBL), University Business Cooperation (UBC) e identificação das competências que caracterizam o perfil profissional. Tem vindo a atuar como um dos coordenadores do “International Symposium on Project Approaches in Engineering Education” (PAEE) desde 2009. Pertence à comissão de direção da rede internacional sobre Aprendizagem Ativa (ALE – Active Learning in Engineering Education) e à Comissão Consultiva do centro de investigação UNESCO sobre PBL (UCPBL) em Aalborg, Dinamarca. É um dos membros da equipa do Centro ​IDEA-UMinho. Tem estado envolvido na formação docente no Ensino Superior desde 2010, com mais de 35 workshops em mais de 20 IES, e tem coordenado diversos projetos ligados à Educação em Engenharia. Tem atuado como editor associado de várias revistas científicas e tem mais de 120 publicações completas em conferências, livros e revistas científicas.
     
  • ​​​ Foto/Photo  ​
     Centro de Investigação Estudos da Criança, Instituto de Educaão, Universidade do Minho​ 
    É doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. Atualmente, atua na formação de professores de diferentes níveis de ensino, com particular ênfase no Ensino Superior, em temáticas relacionadas com a inovação curricular e pedagógica: planificação; estratégias de aprendizagem ativa (e.g. Problem and Project Based Learning; Sala de Aula Invertida; Gamificação); avaliação; gestão de projetos e de equipas; entre outras. Coordena o projeto pipBIRA (Programa de Inovação Pedagógica em Itabira), iniciado em 2016 e com término em 2018, orientado ao desenvolvimento de competências dos professores da Universidade Federal de Itajubá, campus de Itabira, Brasil. É, ainda, consultora e formadora do CET (Centre for Excellence in Teaching) ​da Universidade Portucalense, centro dedicado ao desenvolvimento profissional docente. Os seus interesses investigação incluem: Desenvolvimento Curricular, Desenvolvimento Profissional e Formação Docente, Desenvolvimento e Avaliação de Competências, Aprendizagem Ativa, Educação em Engenharia, Aprendizagem Colaborativa, Cooperação entre Universidades e Empresas, entre outras. Dinamizou, até ao momento, 33 workshops dedicados à formação docente no Brasil e em Portugal, participou em 11 projetos nacionais e internacionais, organizou 22 eventos científicos nacionais e internacionais e apresenta mais de 60 publicações de artigos em conferências, capítulos de livros e revistas internacionais.
     
​​​