ficha técnica
-
Título Provocar o Pensamento Crítico , a Empatia e a Imaginação dos estudantes com abordagens baseadas em artes e no diálogo
-
Formador Teresa Pereira Heath
-
Número de Vagas 30
-
Duração
2 horas
-
Data
29 de janeiro
09:30 - 11h30
-
Local
Gualtar
-
Inscrever
|
|
APRESENTAÇÃO
Esta sessão aborda a adoção experiências de ensino e aprendizagem empáticas e criativas como estratégia para promover o desenvolvimento da imaginação e análise crítica dos estudantes. Usando a teoria “ethics of care” e práticas educacionais baseadas em artes e diálogo, discutir-se-ão abordagens que possam estimular os alunos a visualizarem diferentes perspectivas e envolverem-se com conteúdos complexos e dilemas morais, que requerem pensamento crítico. Considerar-se-á, em particular, a experiência da aplicação destas abordagens em unidades curriculares de pós-graduação na área disciplinar de gestão, e e será discutida a sua transferibilidade para outras áreas e contextos educacionais. Serão abordados facilitadores, barreiras e constrangimentos que alunos e professores poderão enfrentar neste processo.
Esta sessão destina-se fundamentalmente a docentes e outros educadores. Recorrendo a práticas expositivas e ao diálogo, a sessão oferecerá espaço para a partilha de experiências dos participantes. Espera-se que este seminário possa estimular os participantes a, eles próprios, contemplarem práticas de ensino e aprendizagem, que mais ou menos convencionais, desafiem barreiras à imaginação.
|
NOTAS BIOGRÁFICAS
-

Teresa Pereira Heath
Associate professor in marketing at the University of Minho, Portugal. Prior to this, she was assistant professor at the Nottingham University Business School, University of Nottingham, where she also completed her PhD. Her publications and research interests focus primarily on consumption, sustainability, critical marketing and responsible management education. She has published widely, including in the Journal of Business Ethics, the European Journal of Marketing, Management Learning, the Journal of Marketing Management and the International Journal of Consumer Studies. She reviews for several journals and is a member of the editorial review board of the European Journal of Marketing. She is also a member the British Academy of Marketing Education Committee. Teresa is a Visiting Fellow at the University of Nottingham and Fellow of the Higher Education Academy.
|