ficha técnica
-
Título Do mapa mental à narrativa digital: metodologia ativa para a construção e comunicação do saber
-
Formador Sílvia Araújo, Isabel Mina, Nazaré Rego (Uminho)
-
Número de Vagas 30
-
Duração
6 horas
-
Data
30 de janeiro 09h30 - 12h30 14h30 - 17h30
-
Local
Gualtar
-
Esgotado
|
|
APRESENTAÇÃO
Neste workshop, será apresentada uma metodologia ativa de co-construção e de comunicação do saber que ajuda os alunos a processar, de forma (cri)ativa, os tópicos programáticos abordados em aula, com recurso a ferramentas digitais. Ao longo das seis horas de duração do workshop, os participantes terão a oportunidade de vivenciar as várias etapas que compõem esta metodologia, correspondentes a quatro módulos:
- Módulo 1 (90 min) - Implementar o modelo da aula invertida (flipped classroom) pela construção de um cenário híbrido de aprendizagem, que estimula o trabalho cooperativo e/ou colaborativo intra- e inter-equipas, presencialmente e a distância;
- Módulo 2 (90 min) - Co-construir conhecimento através da elaboração de mapas mentais;
- Módulo 3 (60 min) - Comunicar (em modo monomodal) conhecimento com recurso a ferramentas de escrita colaborativa que ajudam a colocar por escrito os mapas mentais criados na etapa anterior:
- Módulo 4 (120 min) - Comunicar (em modo multimodal) conhecimento através de ferramentas de storytelling digital (narrativas digitais, infografias, etc.).
Através da metodologia apresentada neste workshop, pretende-se fornecer as ferramentas necessárias para a construção de um ambiente virtual de aprendizagem conducente a uma redefinição do papel do professor e consequentemente da postura dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Espera-se que os docentes, em vez de concentrar em si todo o processo, possam assumir um papel de mediadores/facilitadores da aprendizagem e de curadores de conteúdos, procurando fomentar nos estudantes competências de literacia digital (maior proficiência no manuseamento de ferramentas tecnológicas para suporte da aprendizagem), competências pessoais e sociais (promoção do espírito crítico e do trabalho colaborativo presencial ou online, fomentado um verdadeiro espírito de equipa) assim como competências de comunicação (escrita, oral e multimodal) do saber. Neste contexto, os estudantes tornam-se totalmente ativos, passando de consumidores a produtores de e-conteúdos, o que os leva a desenvolver competências relevantes para o século XXI.
|
NOTAS BIOGRÁFICAS
-

Sílvia Araújo
Instituto de Letras e Ciências Humanas - Universidade do Minho Professora Auxiliar no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, doutorada em Ciências da Linguagem pela Université Denis Diderot-Paris 7 e a UMinho, desde 2008. Desenvolve atividade científica no CEHUM da UMinho, tendo como principais áreas de investigação a Linguística de Corpus e a utilização das tecnologias da informação e da comunicação como suporte à aprendizagem, quer em situações de ensino presencial, quer a distância. Desde 2007, tem vindo a coordenar vários projetos relacionados com as tecnologias aplicadas às línguas: o Projeto Multilingue de Formação Especializada em Línguas (multi-feel), o Projeto Per-Fide de compilação de um corpus multilingue (co-financiado pela FCT), o Congresso Internacional techLING - Línguas, Linguística e Tecnologia. Desde janeiro 2017, está a coordenar o Grupo de Investigação em Humanidades Digitais (http://ceh.ilch.uminho.pt/ghd.php) do Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM_ILCH_UM).
-

Isabel Aguiar Pinto Mina
Escola de Ciências - Universidade do Minho Professora auxiliar do Departamento de Biologia da Escola de Ciências da Universidade do Minho (DB ECUM). Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (1982) e doutorada em Ciências pela UMinho (2000). Docente desde 1982 no DB-ECUM, sua atividade de investigação centra-se na Biologia Ambiental (FitoETARs, Coberturas verdes e bioindicadores) e procura sempre inovar no que diz respeito a metodologias de Ensino-Aprendizagem.
-

Nazaré Rego
Escola de Economia e Gestão - Universidade do Minho Professora Auxiliar do Departamento de Gestão da Escola de Economia e Gestão. Licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (1992),mestre em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão, Escola de Gestão do Porto, Universidade do porto (2007), doutorada em Engenharia Industrial e Gestão pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2015). Áreas de investigação: gestão de cadeias de abastecimento (incluindo hospitalares), gestão de operações de serviços de saúde, gestão do risco. Atividade letiva: unidades curriculares relacionadas com gestão das operações ou métodos quantitativos aplicados à gestão; recentemente, unidades curriculares na área da Logística (do 1º, 2º e 3º ciclo).
|