Comunidades de Prática de Ensino e Aprendizagem na UMinho
O que são e como funcionam? Que Comunidades existem na UMinho?
As Comunidades de Prática (CoP) nas Instituições de Ensino Superior (IES) agregam professores em torno da aprendizagem dos estudantes e podem ser estratégicas para dinamizar a inovação do ensino.
O que são as Comunidades de Prática de Ensino e Aprendizagem?
São grupos informais de professores com interesses comuns, que se associam para partilhar experiências, discutir
e aperfeiçoar uma determinada prática.
Caracterizam-se por nascerem e se desenvolverem por iniciativa e envolvimento dos seus membros, beneficiando o desenvolvimento de colaborações auto-sustentáveis.
Como distinguir uma Comunidade de Prática de Ensino e Aprendizagem de outros órgãos institucionais?
As CoP diferem das comissões ou outros órgãos institucionais por serem de origem voluntária, mas também por:
- não serem hierárquicas ou obedecerem a uma estrutura previamente determinada;
- não serem formais, sendo constituídas e desenvolvendo-se independentemente de reconhecimento institucional;
- não serem instituídas por nomeação, antes por envolvimento voluntário;
- selecionarem o seu tema de foco através do debate entre os seus membros;
- serem tendencialmente auto-sustentáveis a médio prazo, por um sentido de comunidade e confiança desenvolvido entre os participantes.
Como se organizam e constituem estas comunidades, no contexto académico das
IES?
Estas comunidades desenvolvem-se organicamente.
São informais, reúnem regularmente, sem agenda prévia ou registo de presenças. Cada comunidade define a sua própria liderança e estrutura, em regra providas de bastante flexibilidade.
Quais os benefícios da participação em Comunidades de Prática?
As CoP geram oportunidades permanentes de debate e de recolha de experiências, com base na aprendizagem por pares. As vantagens associadas à participação nestas Comunidades incluem: encontrar soluções para dificuldades e constrangimentos, partilhar experiências, usufruir da criação de atividades de colaboração entre membros da Comunidade e ser-se motivado para a inovação, em resultado do facto de cada docente partilhar interesses comuns com outros professores. Algumas Comunidades são o ponto de partida para trabalhos de investigação e para publicações na área da docência.
Comunidades de Prática na UMinho
Embora a formação de CoP assente na agência dos professores, a sua articulação com estruturas de apoio à docência contribui para a sua expansão e sustentabilidade. A promoção da inovação pelo Centro IDEA-UMinho passa pelo incentivo à constituição de Comunidades de Prática, tendo resultado nas seguintes CoP:
Comunidade de Audience Response Systems (ARS) (desde 2017)
Surgiu na sequência de uma formação sobre a utilização de
Audience Response Systems (ARS) com recurso a dispositivos móveis em sala de aula. Começou com 10 docentes de diferentes áreas científicas (Biologia, Design, Economia e Gestão, Física, Matemática, Engenharia, Linguística e Medicina) e em 2021 conta com 28 membros. Desenvolveu-se com um projeto apoiado pelo Programa de Apoio a Projetos de Inovação do Centro IDEA, que envolveu 13 docentes de diversas unidades orgânicas. Para além da sua atividade regular, esta CoP realizou ações de formação para colegas de diversas IES, e tem disseminado a metodologia e as suas práticas em congressos e documentos académicos.
Comunidade de Team-Based Learning (TBL-Now) (desde 2019)
Nasceu de uma formação promovida pelo Centro IDEA sobre a aplicação da metodologia
Team-Based Learning
(TBL), baseada no trabalho colaborativo em equipas de estudantes. Vários docentes interessados em implementar o TBL nas suas UC começaram a reunir regularmente, para partilhar dúvidas, problemas e concretizações, criando deste modo a comunidade TBL-Now. A Comunidade foi essencial na adaptação da metodologia ao contexto do ensino remoto online na crise pandémica. Dessa experiência, resultou um projeto de avaliação da transição que deu origem a uma publicação em revista indexada (Lino-Neto, T., Ribeiro, E., Rocha, M., & Costa, M. J. (2021).
Going virtual and going wide: comparing Team-Based Learning in-class versus online and across disciplines. Education and Information Technologies, 1-19.). A TBL-Now retomou seus encontros presenciais regulares. Esta CoP realizou ações de formação em formato de webinars, em iniciativas do Centro IDEA-UMinho e no âmbito das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico.
Comunidade de Gamificação (desde 2021)
O modelo pedagógico da Gamificação implica o uso da lógica e elementos do jogo, como uma narrativa, tarefas, sistemas de pontos, níveis ou recompensas, com o propósito de motivar o estudante a alcançar os objetivos de aprendizagem. Esta CoP conta com 7 professores de diversas áreas científicas (Educação, Economia e Gestão, Medicina, Engenharia, Física e Biologia), que acreditam que, através da Gamificação, é possível ampliar o empenho do estudante na sala de aula, presencial ou online, elevando a experiência de aprendizagem. Esta CoP realizou ações de formação no âmbito das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
Em novembro de 2021, realizou-se um evento na UMinho, para dar a conhecer as três CoP à Comunidade.
Como pode juntar-se ou propor uma nova a uma CoP já existente?
Envie um email a manifestar interesse para:
idea@reitoria.uminho.pt
Recursos úteis:
https://www.smu.edu/Provost/CTE/Services/Communities
https://www.smu.edu/Provost/CTE/Services/Communities/FLCResources
http://miamioh.edu/cte/faculty-staff/flcs/index.html
https://pure.bond.edu.au/ws/portalfiles/portal/34285981/AM_Creating_and_Facilitating_Communities_of_Practice_in_Higher_Education.pdf
https://eprints.usq.edu.au/26127/7/McDonald_Star_LE10-1734_USQ_Final_2012_PV.pdf