O terceiro Partilhando IDEiAs abordou a temática da avaliação formativa a distância, o que levou muitos dos participantes a refletirem sobre suas práticas, os quais puderam expressar suas preocupações, desafios e modos de trabalho.
Principais práticas partilhadas:
#10.1 Disponibilizar pequenas tarefas, questões, etc., ao longo ou na fase final da aula síncrona (ex. VoxVote, resolução de um problema), que permitam a (auto)avaliação das aprendizagens;
#10.2 Realizar tarefas mais alongadas no tempo (ex. projeto) com feedback continuado do docente;
#10.3 Gravar as aulas síncronas para os estudantes que não puderam acessar;
#10.4 Criar portefólios individuais com as atividades dos estudantes, fornecendo feedback regular;
#10.5 Promover atividades de autoavaliação;
#10.6 Gerar feedback formativo oral ou escrito, individual ou em grupos, estimulando o feedback entre os pares;
#10.7 Dinamizar fóruns de discussão dos trabalhos em curso, para partilha e discussão de processos e resultados;
#10.8 Criar um “mural” de desafios e tarefas, aos quais o docente dá feedback regular;
#10.9 Promover atividades com feedback automático (ex. teste de conhecimentos de perguntas fechadas, com feedback imediato sobre a correção das respostas);
#10.10 Considerar algumas das tarefas de avaliação formativa na classificação final.
Principais desafios partilhados:
#10.11 Como pensar estratégias de avaliação formativa para turmas de grande dimensão?
#10.12 Como evitar a sobrecarga dos professores e estudantes?
#10.13 Como gerir a quantidade de feedback produzido/solicitado nas atividades de avaliação formativa?
#10.14 Como escolher as ferramentas digitais mais adequadas a necessidades e contextos específicos?
#10.15 Como quantificar (em nota e em tempo para execução) as atividades de avaliação formativa a distância?
Autoria: Construído a partir da síntese dos moderadores do Partilhando IDEiAs
Coordenação: Centro IDEA-UMinho (idea@reitoria.uminho.pt)
Edição: Flávia Vieira, Gabriel G. Hornink e Manuel João Costa