Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
​​​

ficha técnica

  • Título Desenvolvimento do trabalho em equipa em contexto de sala de aula
  • Formador Diana Mesquita
  • Número de Vagas
    30
  • ​​​​D​uração
    3 horas
  • ​​Data
    15 de junho ​das 14:30 às 17:30​
  ​APRESENTAÇÃO
“Os meus alunos trabalham em grupo, não em equipa” esta frase, dada por um docente do Ensino Superior, por um lado, reconhece a importância de criar oportunidades para que os seus alunos desenvolvam, a par das competências técnicas, um conjunto de competências fundamentais na prática profissional como o trabalho em equipa. Mas, por outro lado, este professor assiste a dinâmicas que não correspondem ao esperado: “dividem o trabalho, juntam tudo no final e já está”. Nesta sessão de formação, de natureza prática, interativa e colaborativa, pretende-se explorar abordagens e ferramentas que permitem apoiar a gestão e o desenvolvimento de equipas de trabalho. Neste sentido, a sessão está organizada em ambiente simulado, isto é, de forma a possibilitar aos participantes a experiência de trabalho em equipa e o resultado da aplicação das ferramentas abordadas que, posteriormente, serão passíveis de serem aplicadas em contexto de sala de aula.
Espera-se, assim, que os participantes sejam capazes de refletir sobre o seu papel como docentes no apoio à gestão e desenvolvimento de equipas de alunos, a partir da aplicação das ferramentas abordadas na sessão.

NOTAS BIOGRÁFICAS

  • ​​​ Foto/Photo  ​
     Centro de Investigação Estudos da Criança, Instituto de Educaç​ão, Universidade do Minho​ 
    É doutorada em Ciências ​da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. Atualmente, atua na formação de professores de diferentes níveis de ensino, com particular ênfase no Ensino Superior, em temáticas relacionadas com a inovação curricular e pedagógica: planificação; estratégias de aprendizagem ativa (e.g. Problem and Project Based Learning; Sala de Aula Invertida; Gamificação); avaliação; gestão de projetos e de equipas; entre outras. Coordena o projeto pipBIRA (Programa de Inovação Pedagógica em Itabira), iniciado em 2016 e com término em 2018, orientado ao desenvolvimento de competências dos professores da Universidade Federal de Itajubá, campus de Itabira, Brasil. É, ainda, consultora e formadora do CET (Centre for Excellence in Teaching) ​da Universidade Portucalense, centro dedicado ao desenvolvimento profissional docente. Os seus interesses investigação incluem: Desenvolvimento Curricular, Desenvolvimento Profissional e Formação Docente, Desenvolvimento e Avaliação de Competências, Aprendizagem Ativa, Educação em Engenharia, Aprendizagem Colaborativa, Cooperação entre Universidades e Empresas, entre outras. Dinamizou, até ao momento, 33 workshops dedicados à formação docente no Brasil e em Portugal, participou em 11 projetos nacionais e internacionais, organizou 22 eventos científicos nacionais e internacionais e apresenta mais de 60 publicações de artigos em conferências, capítulos de livros e revistas internacionais.