ficha técnica
-
Título Potenciar a aprendizagem através da experiência de flow
-
Formador Teresa Freire
-
Número de Vagas 25
-
Duração
3 horas
-
Data
27 de setembro
09h30 - 12h30
-
Local
Gualtar - Edifício 2 - 2.10
-
Vagas Esgotadas
|
|
APRESENTAÇÃO
A experiência de flow é uma das experiências mais gratificantes na experiência subjetiva humana. Nos últimos anos, a investigação psicológica tem dado grandes contributos para o conhecimento e aplicação desta experiência nos mais variados domínios e contextos de vida. Sendo uma experiência que promove o desenvolvimento pessoal através da complexificação de competências na resposta aos desafios do meio, a sua aplicação no contexto de ensino superior tem permitido a realização de novas estratégias no ensino e aprendizagem, garantindo simultaneamente a motivação, o envolvimento e concentração, a autodeterminação, e a capacidade de se esforçar, na concretização de objetivos de aprendizagem por parte dos estudantes.
Objetivos:
- Refletir sobre a eficácia da experiência de flow no processo de aprendizagem;
- Analisar o processo de aprendizagem à luz de abordagens atuais sobre a promoção de competências, forças pessoais, e comportamentos autodeterminados;
- Aprender e treinar o planeamento de atividades individuais e grupais promotoras de aprendizagem, fazendo uso da experiência de flow;
- Relacionar aprendizagem, envolvimento, realização, entusiasmo, competência e autonomia, no ensino superior.
Metodologia:
- A formação integra alternadamente partes mais conceptuais e outras mais práticas e aplicadas, suportadas na evidência empírica.
- Serão utilizados vários tipos de atividades práticas, de cariz individual e de grupo, para dinamizar as sessões: reflexão, discussão, planeamento, e elaboração de estratégias;
- Será rentabilizada a diversidade de formações dos docentes presentes no grupo de formação, como forma de ilustrar a aplicabilidade dos conteúdos abordados e sua eficácia independentemente das áreas de formação dos docentes.
|
NOTAS BIOGRÁFICAS
-

Teresa Freire
Escola de Psicologia, Universidade do Minho Coordena a Equipa de Investigação em Desenvolvimento Positivo e Funcionamento Ótimo, do Centro de Investigação em Psicologia, orientando diversas teses de mestrado e doutoramento em que a temática da experiência de flow é central. Realiza intervenção psicológica individual e em grupo em jovens, no âmbito da APSI (Associação de Psicologia da Universidade do Minho), sendo autora de diversos programas de intervenção para a promoção do desenvolvimento positivo e funcionamento ótimo em jovens. É presidente da Assembleia Geral da APsi - Associação de Psicologia da Universidade do Minho. É coordenadora científica do Projeto Tutorias por Pares e Mentorias UMinho, um projeto de investigação-ação centrado na promoção de comportamentos pró-ativos dos estudantes no ensino superior. Integra a equipa do Centro IDEA-UMinho, tendo já lecionado cursos de formação em diferentes edições.
|