• ​​​ Foto/Photo  ​

    Rui M. Lima

    Departamento de Produção e Sistemas - Escola de Engenharia da Universidade do Minho​

     Professor Associado da Escola de Engenharia, doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas. Leciona unidades curriculares de gestão da produção, gestão de projetos e lean manufacturing. Tem desenvolvido uma grande parte das suas atividades de investigação na área da Educação em Engenharia, centradas em Project-Based Learning (PBL), University Business Cooperation (UBC) e identificação das competências que caracterizam o perfil profissional. Tem vindo a atuar como um dos coordenadores do “International Symposium on Project Approaches in Engineering Education” (PAEE) desde 2009. Pertence à comissão de direção da rede internacional sobre Aprendizagem Ativa (ALE – Active Learning in Engineering Education) e à Comissão Consultiva do centro de investigação UNESCO sobre PBL (UCPBL) em Aalborg, Dinamarca. Tem atuado como editor associado de várias revistas científicas e tem mais de 120 publicações completas em conferências, livros e revistas científicas.​
     
  • ​​​ Foto/Photo  ​

    Aida Guerra 

     Universidade de Alborg​

      Professora assistente da Technical Faculty of IT and Design, Universidade de Aalborg (Dinamarca), doutorada em PBL, Educação em Enginharia e Sustentabilidade. Leciona os cursos Problem Based Learning and Science, Society and Technology e PBL and Project Management. Desenvolve workshops e ações de formação na área da formação continua de professores e mudança/ inovação curricular. Tem vindo a actuar como uma das coordenadoras do International Research Symposium on PBL (IRSPBL) desde 2015. 
    Tem desenvolvido projectos de investigação nas áreas de curriculum change, staff development, engineering education for sustainable development and PBL, engineering global challenges, identifying competences of the global engineer. Publicou vários artigos na especialidade e actua como editora de números especiais e antologias de trabalhos na área.​


      
     
  • ​​​ Foto/Photo  ​

    José  Manuel Oliveira

     Universidade de Aveiro​

      Professor Adjunto de Engenharia Eletrotécnica (Eletrónica) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Universidade de Aveiro. Esteve envolvido na coordenação do processo de transição dos cursos tecnológicos da sua instituição para um modelo de Aprendizagem Baseado em Projetos, desde 2001, tendo por isso ampla experiência neste domínio. Os seus interesses de investigação focam-se na Investigação em Educação em Engenharia, na Aprendizagem Conceptual em Eletrónica e na Aprendizagem Baseada em Problemas/Projetos. É referee de várias revistas científicas e conferências internacionais, pertencendo igualmente aos comités científicos de algumas destas conferências. É membro do Comité Editorial do European Journal of Engineering Education e do Board do SEFI Working Group on Research in Engineering Education. José Manuel Oliveira tem sido convidado como orador em eventos nacionais e internacionais, e liderado workshops de formação de docentes do ensino superior dedicadas a temas como Estratégias de Aprendizagem Ativa, o Processo de Bolonha, ou Aprendizagem Baseada em Projetos, em instituições portuguesas e estrangeiras.
    ​​​