Relatório da 1.ª Edição do Programa de Apoio a Projetos de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem 2018 Em 2018 realizou-se a primeira edição do Programa de Apoio a Projetos de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem do Centro IDEA-UMinho. As candidaturas decorreram de 1 a 31 de dezembro, tendo os resultados sido divulgados a 31 de janeiro de 2019. Ao todo foram apresentadas 27 candidaturas, envolvendo 73 docentes de 9 Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação (UOEI) da UMinho (Figs. 1 e 2), incluindo duas candidaturas da comunidade de prática de inovação no ensino e aprendizagem formada na sequência das formações do Centro IDEA-UMinho sobre a utilização de telemóveis e tecnologias de informação em sala de aula. Fig. 1. Distribuição dos docentes envolvidos em candidaturas de acordo com as UOEI. EA: Escola de Arquitetura; EC: Escola de Ciências; EE: Escola de Engenharia; EEG: Escola de Economia e Gestão; EM; Escola de Medicina; ESSE: Escola Superior de Enfermagem; ICS: Instituto de Ciências Sociais; IE: Instituto de Educação; ILCH: Instituto de Letras e Ciências Humanas. Fig. 2. Distribuição das candidaturas de acordo com as UOEI. EA: Escola de Arquitetura; EC: Escola de Ciências; EE: Escola de Engenharia; EEG: Escola de Economia e Gestão; EM; Escola de Medicina; ESSE: Escola Superior de Enfermagem; ICS: Instituto de Ciências Sociais; IE: Instituto de Educação; ILCH: Instituto de Letras e Ciências Humanas; Comunidade de prática: comunidade de prática de inovação no ensino e aprendizagem. Os 10 projetos aprovados para financiamento resultaram de candidaturas de docentes de 7 UOEI (Tabela 1). De acordo com o Regulamento do Programa de Apoio a Projetos de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, os responsáveis dos projetos deverão elaborar um relatório final de acordo com o modelo fornecido nesta página (link: Relatório final de projeto). Tabela 1. Projetos aprovados para financiamento em 2018. EA: Escola de Arquitetura; EC: Escola de Ciências; EE: Escola de Engenharia; EEG: Escola de Economia e Gestão; EM; Escola de Medicina; ESSE: Escola Superior de Enfermagem; ICS: Instituto de Ciências Sociais; IE: Instituto de Educação; ILCH: Instituto de Letras e Ciências Humanas. Referência Equipa responsável Título UOEI/Comunidade de prática ProjIDEA_2_2018 João Cainé, Cláudia Augusto, Manuela Machado Estrutura Digital com a Criação de Filmes Educativos para a Prática por Simulação: (Sebent@ digital) Escola Superior de Enfermagem ProjIDEA_6_2018 Cláudia Augusto, Manuela Machado, Goreti Mendes Tutorias por Pares em Contexto Académico de Enfermagem (TutorParE) Escola Superior de Enfermagem ProjIDEA_7_2018 Joaquim Silva, Sílvia Araújo, Cláudia Simões, Marco Escadas, Júlia Tovar, Luciana Peixoto, Anabela Tereso, Maria Antónia Forjaz, Isabel Mina, Cristina Aguiar, Maria Paula Trigueiros, Cacilda Moura, Filomena Soares Consolidação do Uso Multidisciplinar de ‘Audience Response Systems’ (ARS) na Promoção da Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem Ativa e Colaborativa Comunidade de prática de inovação no ensino e aprendizagem (EEG, ILCH, EC, EE, EA) ProjIDEA_10_2018 Cláudia Simões, Isabel Mina, João Varajão, Joaquim Silva, José Crispim, Nazaré Rego, Sílvia Araújo Cenários de Aprendizagem Ativa e Colaborativa com Recurso a Ferramentas Digitais: Mapeamento Multimodal de Conteúdos Programáticos Comunidade de prática de inovação no ensino e aprendizagem (EEG, EC, EE, ILCH) ProjIDEA_11_2018 Miguel Azenha, Bruno Figueiredo VR-BIM A+ Laboratório de Realidade Virtual BIM para a Indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção Escola de Engenharia ProjIDEA_14_2018 João Varajão, João Carvalho DASI – Desenvolvimento Ágil de Sistemas de Informação Escola de Engenharia ProjIDEA_18_2018 José Pêgo AIGen Club – O Uso de Modelos Cognitivos como Ferramenta de Ensino do Pensamento Crítico na Medicina Clínica Escola de Medicina ProjIDEA_20_2018 José Méijome, Jorge Martins Jorge, Madalena Lira, António Queirós, Paulo Fernandes Estudantes Finalistas como Vetores de Educação em Saúde e Mentores para Novos Estudantes em Optometria Escola de Ciências ProjIDEA_23_2018 Alice Dias Implementação de Práticas de Química Verde no Ensino da Química Orgânica Escola de Ciências ProjIDEA_24_2018 Cláudia Pascoal, Bruno Castro Aplica-tE: Ecologia em Contexto Aplicado Escola de Ciências