Guião de candidatura Programa de Apoio a Projetos de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem Guião de candidatura Programa de Apoio a Projetos de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem O Regulamento do Programa de apoio a projetos de inovação e desenvolvimento do ensino e da aprendizagem define os critérioseindicadoresdeavaliaçãoeseriaçãodascandidaturas.OpresenteGuiãointegraessescritérioseindicadores,assim comoumconjuntodequestõesdeapoioàelaboraçãodaspropostasnoFormuláriorespetivo.Sãoaindaapresentadasoutras questões que podem valorizar as propostas. AVALIAÇÃO E SERIAÇÃO DECANDIDATURAS: QUESTÕES DE APOIO À ELABORAÇÃO CRITÉRIOSEINDICADORES DAPROPOSTA Viabilidade -25% Impacto -40% Relevância, Originalidade e Atualidade -35% 1. o projeto enquadra-se nas finalidades curriculares da/s UC é explicitada a relação entre as finalidades e curso/s em que se desenvolve curriculares, o tema e o propósito do projeto? 2. o projeto parte de uma “questão pedagógica” relevante no é justificada a relevância do tema e dos contexto de intervenção (ex.: resolver um problema, explorar um objetivos do ponto de vista conceptual e novo método ou recurso, consolidar/expandir práticas anteriores...) também do desafio real a que se pretende dar resposta? 3. o projeto é coerente, demonstrando articulação entre a são formulados objetivos pedagógico“ questão pedagógica” identificada, os objetivos definidos, a investigativos articulados com a abordagem intervenção pedagógica proposta e os resultados esperados proposta, a recolha de dados e os resultados esperados? 4. o projeto introduz mudanças face a práticas convencionais descreve-se com clareza a intervenção na área de formação ou práticas anteriores pedagógica, evidenciando os seus traços inovadores relativamente a práticas comuns e justificando a sua importância? 5. o projeto alinha-se com abordagens pedagógicas atuais a abordagem proposta privilegia o papel ativo centradas no estudante dos estudantes nos processos de aprendizagem/ construção do conhecimento? 6. o projeto visa melhorar a qualidade das aprendizagens e o são identificadas competências disciplinares e/ sucesso educativo dos estudantes ou transversais a desenvolver nos estudantes, assim como competências profissionais a desenvolver pelo(s) docente(s)? 7. o projeto prevê a recolha de evidências para avaliar o seu a avaliação do impacto (métodos e tipo de impacto nos estudantes (ex.: perceções e opiniões dos estudantes, informação a recolher) é descrita com clareza desempenhos em trabalhos outestes, dados de observação de aulas, e prevê a participação dos destinatários nessa feedback de outros docentes...) avaliação? 8. o projeto é potencialmente transferível para contextos são identificadas potenciais formas de análogos expansão/ transferência da abordagem pedagógica proposta na mesma ou noutras áreas de formação? 9. são previstas ações de divulgação/ partilha na comunidade as ações de divulgação oral e/ou escrita na local (ex: Departamento, Comissão de Curso, Conselho UMinho são claramente descritas (onde, Pedagógico, seminário na UOEI...) quando, quem/para quem, para quê...)? 10. os recursos existentes/a adquirir são adequados ao os recursos a usar são indicados na descrição desenvolvimento do projeto do desenvolvimento da intervenção? 11. o tempo previsto é adequado ao desenvolvimento do são apresentadas as fases do projeto na linha projeto temporal do seu desenvolvimento? 12. o orçamento previsto é adequado às necessidades do é apresentado um orçamento adequado e de projeto acordo com o estipulado no Regulamento? (O Programa financia a aquisição de bens e/ou serviços necessários à prossecuçãodos objetivos do Projeto; não financia ações destinadas à sua disseminação, por ex. idas a congressos) Versão2019 Outros aspetos que podem valorizar a proposta Os aspetos contemplados na questões seguintes podem valorizar a proposta,uma vez que reforçam a amplitude, a avaliação e a expansão da inovação. Amplitude O projeto promove a colaboração profissional, envolvendo equipas docentes? O projeto promove a colaboração entre Unidades ou Sub-Unidades Orgânicas? O projeto promove a articulação curricular? (por ex., duas ou mais UC de um curso, dois ou mais cursos) O projeto envolve estratégias de (auto)formação de docentes? (por ex., formação/ reflexão entre pares, observação entre pares...) Avaliação As estratégias de avaliação das aprendizagens, quando existam, são usadas com finalidades investigativas? (por ex., análise de produções dos estudantes, de desempenhos em testes, de desempenhos em situações práticas...) o As estratégias de avaliação de impacto são usadas com finalidades pedagógicas? (por ex., discutir com os estudantes os resultados de um questionário usado, envolver os estudantes na observação de aulas...) o As estratégias de avaliação de impacto prevêem mais do que um método ou fonte de informação de forma a possibilitar a triangulação de dados? o As estratégias de avaliação de impacto possibilitam o confronto de informação indireta e direta sobre o impacto do projeto? (por ex., confrontar opiniões dos participantes com a análise do seu desempenho) Expansão O projeto desenvolve-se em rede com outras iniciativas ou prevê a criação de redes futuras? (por ex.,associação a uma linha ou projeto de investigação, a uma atividade de serviço à comunidade, a uma comunidade de prática, a uma parceria intra/interinstitucional...) o Estão previstas formas de divulgação oral e/ou escrita do projeto exteriores à UMinho? Versão2019